Um processo completo com varias camadas de inspeção para que tudo possa ser feita da melhor maneira possível:
Após o recebimento dos pneus, eles são limpos e secos para retirar quaisquer impurezas que possam atrapalhar o processo de reconstrução. Ela é feita a jato e com uma escova para a sua parte lateral, garantindo que toda a sujeira seja removida.
Feito isso, é realizada uma inspeção visual para identificar se o pneu está em condições sufucientes para viabilizar a recapagem.
Estando tudo nos conformes partimos para a raspagem que é feita em toda a banda para manter a rodagem uniforme e simétrica.
Depois realizamos os repararos a todos os cortes e danos encontrados na carcaça de maneira individual tal como a retirada de partes oxidadas ou deterioradas;
Reparos devidamente realizados, realizamos a aplicação do enchimento, um tipo de borracha especial que é aplicada, a fim de tampar e nivelar todos os orifícios anormais que estiverem presentes no pneu. Isso garante que a peça não perca a calibragem.
o pneu então passa por uma segunda inspeção que definitivamente garante mais segurança para o procedimento.
Com tudo realizado passamos para a aplicação da cola e então a banda de rolagem, ela possui uma espécie de borracha importante para as etapas finais e, após ser aplicada, todo o ar entre a carcaça e a banda é retirado.
Por se tratar de uma borracha, o pneu agora recauchutado deverá passar por um processo de vulcanização. Colocado no autoclave, o pneu é submetido a condições de temperatura, tempo e pressão específicas para as necessidades de cada modelo e de cada borracha.
Após se encerrar o processo de vulcanização, o pneu deverá passar por um processo de inspeção final, garantindo a integridade, a qualidade e a segurança do produto.